A nada solitária morte de Hattie Carrol

Em 1963, Bob Dylan estava completamente imerso no universo do folk revival dos Estados Unidos, quando diversos artistas escreviam sobre temas correntes através das chamadas “topical songs” (“canções atuais”). Como já havia mostrado no segundo álbum, The Freewheelin’ Bob Dylan, Dylan conseguia expandir os temas tratados através de canções que não só registravam um ponto de vista sobre um contexto específico, como também refletiam sobre o significado maior do acontecimento, tornando a canção ao mesmo tempo contextual e atemporal.

Entre as canções desse estilo, “The Lonesome Death of Hattie Carrol” é um destaque até mesmo para Bob Dylan, sendo uma das poucas topical songs a figurarem no repertório de seus shows até recentemente.

A história original

Como relatam Michael Gray e John Bauldie no livro “All Across the Telegraph” (compilado de artigos escritos para a revista dylanesca The Telegraph), os fatos reportados se diferem um pouco da história contada por Bob Dylan.

William Devereux Zantzinger estava com sua esposa, ambos jovens brancos de 24 anos, no Hotel Emerson em Baltimore, para um evento de caridade com foco em crianças e adultos aleijados. A festa começou às 10 da noite de 8 de fevereiro de 1963 e duraria até às 2 da manhã do dia seguinte. Zantzinger morava na fazenda da família, com 600 acres de produção de tabaco, milho e outros cereais.

Por volta da 1:30 da manhã, Ethel Hill, uma garçonete negra de 30 anos, estava limpando uma mesa quando foi abordada por Zantzinger sobre um fundo destinado aos bombeiros. Conforme relatos, ela foi agredida na bunda com uma bengala. Após tentar fugir, Zantzinger a seguiu, desferindo inúmeros golpes também nos braços e pernas. Ela não se feriu gravemente, mas teve o braço machucado. Ao ser levado de volta a mesa pela esposa, Zantzinger ainda agrediu mais uma vez Hill, dessa vez atingindo na cabeça com um sapato.

Dez minutos depois, William foi até o bar no andar de cima e pediu um bourbon com ginger ale. A atendente de bar era Hattie Carrol, negra de 51 anos que trabalhava no hotel há 6 anos como um funcionário extra em dia de eventos. Mãe de 11 filhos, morava com os mais novos, com 14 e 18 anos. Ela tinha um histórico de hipertensão e problemas no coração.

No momento em que William pediu seu drink à Hattie, ela respondeu “Um minuto, senhor”. Como resposta recebeu aos gritos “Quando eu peço um drink, eu quero agora, sua biscate negra!”. Ela estava correndo para fazer o pedido quando foi agredida no pescoço e ombros pela bengala de William. Ela pediu socorro e desmaiou nos braços de um colega. O hotel chamou uma ambulância que levou Carrol inconsciente e a polícia, que achou a bengala de madeira quebrada em três pontos, prendeu William acusado de agressão. Enquanto o levava, o policial foi agredido tanto por Zantzinger quanto pela sua esposa, sofrendo alguns machucados nas pernas e dando um olho roxo à William.

Na delegacia, a esposa de William conseguiu sair com uma fiança de 28 dólares enquanto Zantzinger passou a noite na prisão e conseguiu sair com uma fiança de 600 dólares. Na mesma manhã que ele estava em liberdade, Hattie Carrol falecia no Hospital Mercy, nunca tendo retomado a consciência. A provável causa de morte foi hemorragia cerebral.

Zantzinger já estava livre quando a polícia soube da morte, então passando a tratar o caso como assassinato – e não mais agressão – e solicitando uma nova prisão. Foi a primeira vez em Maryland que um branco foi acusado de assassinar uma mulher negra.

No julgamento, ocorrido em junho de 1963, três juízes decidiram que o caso foi de homicídio culposo, quando não há intenção. A sentença foi de seis meses de prisão. Com bom comportamento, William Zantzinger conseguiu sair da prisão após três meses, podendo passar o Natal em família.

Abordagem dylanesca

Segundo Bob Dylan relatou no box Biograph, “The Lonesome Death of Hattie Carrol” foi escrita em um café na sétima avenida, em New York. Inpirada em uma notícia de jornal, Dylan usou do fato para criar um quadro mais amplo sobre a questão racial nos Estados Unidos sua justiça tendenciosa.

Como bem disse à Steve Allen, Dylan usou a visão do repórter de uma história real para uma adaptação livre com foco em falar de algo maior:

“Hattie Carrol” empresta parte da atmosfera de “Pirate Jenny”, canção de Bertolt Brecht que também serviu de inspiração para “When The Ships Comes In”. Ambas foram gravadas em 23 de outubro de 1963 e lançadas no álbum The Times They Are A-Changin’, em 13 de janeiro de 1964.

Na abordagem dylanesca, a agressão e seu contexto são descritos de maneira objetiva ao longo de três estrofes, com cada uma recebendo um refrão frio:
“E você que filosofa sobre disgraça e critica todos os medos
Tire o trapo do rosto
Agora não é hora de chorar”

Na última estrofe, com foco no julgamento, Bob Dylan cria um clima perfeito ao elogiar a justiça através de dizeres do juíz sobre igualdade perante a lei, que até mesmo os nobres serão julgados, que não houve razão para o assassinato de Carrol – tudo descrito através de um discurso forte, imponente e aparentemente justo.

Contudo, ao informar que a “severa” punição seria de apenas 6 meses de reclusão, Bob Dylan altera parte do refrão:
“E você que filosofa sobre disgraça e critica todos os medos
Tire o trapo do rosto
Agora não é hora de chorar”

Conclusão

Assim como fez com a história de Medgar Evers em “Only a Pawn in their Game”, Bob Dylan consegue ampliar o fato em si e refletir sobre sua simbologia. Essas mortes, como tantas outras, nunca são solitárias. Todas possuem como pano de fundo um contexto de discriminação de minorias e uma elite raivosa que se vê com direitos supremos.

Nos casos citados acima, a elite se difere: enquanto que o caso de Medgar Evers ocorre após um discurso de ódio que coloca os negros como culpado das mazelas, o caso de Hattie Carrol ilustra o desrespeito a uma classe trabalhadora, negra, mas também mulher. O que se mantém é a sensação desses assassinos de que não serão punidos pelo Governo americano, que na época pouco fazia para garantir os direitos dos negros e mulheres.

Ao continuar cantando uma canção tão datada, talvez Bob Dylan mostre a atemporalidade desta poesia e a necessidade de ainda entoar uma mensagem contrária a este tipo de atitude.

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