Com a proximidade do seu aniversário de 70 anos, a importância de Bob Dylan pode ser medida pela divulgação e homenagens na mídia e em produtos culturais.

Veja abaixo algumas delas:

The Guardian – Podcast especial com a cantora Emmy The Great, John Harris e Stephen Moss que escolhem suas canções dylanescas favoritas. Há também uma entrevista com James McGrath e um trecho do audiobook Bob Dylan Encyclopedya, de Michael Gray.

Rolling Stone – A última edição da versão americana da revista (edição nº1131) tem Dylan na capa e uma lista com suas 70 melhores canções. Além da relação de músicas, há pequenos relatos de artistas como Bono Vox e Keith Richards sobre suas canções preferidas. A RS disponibilizou parte deste o especial em seu site.

The Independent – O site divulgou 70 razões argumentando porquê Bob Dylan é a figura mais importante da história da cultura pop. Apenas isso. Entre os argumentos: porque ele compôs Blowin’ in the wind (#1); por causa de sua resposta ao grito “Judas” – além de dizer que ele não acreditava no agitador, ele pede que o The Hawks toquem alto pra caralho (“Play fuckin’ loud!”) (#35).

Uncut – Além de ter quatro opções de capa – com fotos de diferentes fases de Dylan, a edição de junho (#169) apresenta uma entrevista nunca publicada que o jornalista Robert Shelton fez com Bob em 1965. O CD que acompanha a revista traz versões de músicas dylanescas e canções com a temática de aniversário, compiladas de uma forma parecida com o programa de rádio temático que Bob apresenta.

No Direction Home – as editoras estrangeiras estão apostando no aniversário redondo de Dylan para relançar biografias e livros importantes relacionados ao cantor. Entre os diversos lançamentos, talvez o mais importante seja No Direction Home, de Robert Shelton. Segundo a revista Isis, a edição atual aparenta ser uma “versão do diretor”, já que conta com mais materiais originais do jornalista. A Larousse lançou a versão traduzida no Brasil (em breve, faço uma resenha).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Google+