Digitalizado todo acervo de Bob Dylan

Um site de notícias focado em artes, o C-Ville, noticiou ontem que uma pequena empresa chamada Bluewall Media finalizou o processo de digitalização de mais de 50 anos de acervo de Bob Dylan.

Utilizando um programa desenvolvido por eles chamado Starchive, Peter Agelasto e sua equipe conseguiram digitalizar mais de 100 mil itens em dois anos. No arquivo, inúmeros áudios, filmagens, fotos e documentos. Por questões contratuais, Agelasto não deu muito detalhes do trabalho – apesar de incluir no site da empresa.

Bluewall Media

Bob Dylan foi o primeiro cliente a usar o programa Starchive – que é capaz de converter quase qualquer documento em arquivos de ótima qualidade (sejam eles retirados de fontes profissionais ou mesmo da internet). Segundo a notícia, foi o atual vice-presidente da Bluewalls Jim Fishel (que já trabalho na gravadora CBS – dona da Columbia) que indicou, em 2002, os serviços à equipe de Dylan.

A ideia do Starchive é mais do que arquivar a história dos artistas. Segundo a empresa, o programa permite um controle maior dos autores sob suas obras, questionando até a necessidade de uma gravadora.

Ainda não há qualquer indício do uso desses arquivos digitais, mas o app de “Bootleg Series” pode ser uma bela pista do que podemos esperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *