‘Eat The Document’ e ‘Renaldo & Clara’ na íntegra

O britânico Matthew Ingate, de apenas 17 anos, postou no Youtube dois vídeos tão raros quanto famosos de Bob Dylan:

Eat The Document

O que era para ser uma espécie de continuação de Dont Look Back, Eat The Document também foi filmado por D.A. Pennebaker, porém a maioria da direção ficou por conta de Bob Dylan.

O filme não tem uma continuidade aparente e acaba sendo uma porção de cenas aleatórias, começando com Bob Dylan rindo e cheirando algo em cima de um piano (Pennebaker afirmou que seria metanfetamina em pó).

A grande importância deste documentário são os registros da turnê de 66, que Dylan fez pela Inglaterra acompanhado da banda The Hawks (que se tornaria The Band) na metade elétrica de seus shows. Na época, muitos fãs acharam uma traição o distanciamento de Bob com o folk e principalmente a inclusão de uma banda de rock, tido como comercial, na sonoridade dylanesca.

Eat The Document mostra as vaias nos shows, parte da ironia de Dylan com a imprensa e apresenta o posicionamento forte e agressivo de Bob diante da platéia, com o registro histórico de músicas como Baby Let Me Follow You Down, Like a Rolling Stone e Ballad of a Thin Man.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z4N2k4k-DJM]

Renaldo & Clara

Como bem descreve Nigel Williamson, Renaldo & Clara “é um filme que desafia a lógica e as convenções. Parte documentário de turnê, parte drama improvisado sem narrativa e parte construção obscura de mito”. Filmado durante a Rolling Thunder Revue, entre 1975 e 76, Renaldo & Clara passou por uma edição pesada para rodar em pouquíssimos cinemas, já que a versão original (esta que está no Youtube) tem 3 horas e 44 minutos.

As partes encenadas são confusas e estranhas. Bob é Renaldo, Sara Dylan faz sua esposa, Clara. Além de Baez, que faz diversos papéis, outras pessoas participam, como Ronnie Hawkins e Allen Ginsberg (que lê seu poema Kaddish e visita o túmule de Jack Kerouac).

Assim como Eat The Document, as imagens dos shows são as mais interessantes. Renaldo & Clara possui várias cenas de Dylan com a cara pintada de branco (e as vezes usando uma máscara) e sua Rolling Thunder. É o registro da fase mais performática de Bob.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4UrfXaH8Yh4]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *