Após o sucesso de público do Concerto em homenagem a Bob Dylan, que arrecadou, em 1993, cerca de US$10 milhões com ingressos e principalmente pay-per-view (e tendo Dylan embolsado uma boa parcela deste montante), Bob achou interessante filmar uma apresentação tendo em vista a veiculação na TV.

Nesta época, apesar de excursionar com Santana e fazer uma sonoridade mais voltada para o rock, Dylan lançou entre 92 e 93 dois álbuns solo, Good As I Been To You e World Gone Wrong, em que tocava canções tradicionais do folk e country-blues apenas utilizando violão e gaita.

Assim, o projeto pensado por Bob utilizaria a banda que o acompanhava e mesclaria com o ambiente intimista e acústico criado pelos recentes discos.

Supper Club

Dylan pagou toda a produção e deu início mesmo não fechando com nenhuma emissora de TV. Escolheu o Supper Club, em New York, como local para as quatro apresentações, ocorridas nos dias 16 e 17 de novembro de 1993. No repertório, músicas de várias épocas, deixando muitos “greatest hits” dylanescos de fora.

Apesar de ter o projeto fechado, Dylan percebeu (e foi aconselhado por pessoas íntimas) de que o projeto não tinha nenhum apelo comercial, dificultando a veiculação na TV. Nesta época Bob supostamente sofria um bloqueio criativo (o último disco de inéditas é de 1990 e ele só lançaria algo novo em 1997), além de não estar satisfeito com o rumo de suas recentes turnês (incluindo com Tom Petty e Greateful Dead, nos anos 80).

MTV Unplugged

Assim, Bob Dylan cedeu às pressões e desenvolveu um novo projeto, dessa vez em parceria com a MTV. Os shows foram gravados um ano depois, nos dias 17 e 18 de novembro de 1994.

“Eu gostaria de fazer antigas canções folk com instrumentos acústicos, mas havia muitas sugestões de outras fontes sobre o que seria bom para o público da MTV… Em outra época, eu discutiria, mas não havia porquê. Eu senti que eu tinha que entregar, e entreguei algo que foi preconcebido para mim. Não foi necessariamente o que eu queria fazer”. – Bob Dylan, em 1995.

Eu gosto muito dos dois, mas é visível a diferença na abordagem. Além do repertório mais aceitável para o grande público, o MTV Unplugged possui ótimas interpretações, mas que não chegam aos pés – com exceção de Desolation Row e John Brown – da intensidade de Dylan nos shows no Supper Club. Ele parece bem mais à vontade e divertindo-se mais.

Ring Them Bells (Supper Club)

Knockin’ On Heaven’s Door (Unplugged MTV)
Imagem de Amostra do You Tube

Petição para Sony

Para quem se interessar, um grupo no Facebook quer pressionar a Sony a lançar um box quádruplo de DVDs com as quatro apresentações no Supper Club. Depois de entrar no grupo, é preciso assinar virtualmente um documento que está na própria página do Facebook.

 

6 Responses to O “verdadeiro” Acústico MTV de Dylan

  1. Mariano disse:

    incrivel video o do supper club! agradeço-lhe imenso que traga ‘noticias’ do bob aos que falam portugues.
    Ha mais algum video dos concertos no supperclub ?

    Abraço desde Portugal ;)

    • pedroluts disse:

      Mariano,

      Obrigado pela visita portuguesa! A intenção do Dylanesco é justamente “aportuguesar” o universo de Bob Dylan.

      Infelizmente só encontrei este vídeo do Supper Club. Se eu encontrar algum outro, postarei aqui! E caso você se depare com algum, mantenha-nos informado!

      Um abraço brasileiro,

  2. Lígia disse:

    Ones!
    Tava dando uma fuçada aqui no seu blog… Parabéns, viu?
    Tá super completo!!!

    O que acha de fazer um do mito Bell Marques, hein? Hein? Hein? hahaha
    Bjão e parabéns novamente! Adorei.

  3. Fernando disse:

    Hum,sinceramente não concordo com esta opinião.Os concertos no Supper Club têm alguns momentos pouco conseguidos.Jack a Roe,Ragged and Dirty,Jim Jones e outras são banalidades e o Unpplugged da Mtv tem mais momentos bons: Dignity,Shooting Star,I Want You(não publicada)para além da impagável camisa às bolinhas que His Bobness usou nessas 2 noites.

  4. Gustavo Lenon disse:

    Bom dia pessoal. Parabéns pelo site. Gostaria de saber que é o responsável por ele. Por favor me mande email para trocarmos idéias, pois sou extremamente fanático pelo BOB DYLAN. Já garanti meus dois ingressos para os dois dias de show em SP. Defino BOB DYLAN da seguinte forma: “O que o Beatles fizeram pela musica em conjunto, ELE fez sozinho”. Alguém sabe qual hotel ele vai ficar hospedado em São Paulo???? Vamos conversar mais sobre essa lenda viva da música… Abraço pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Google+