[Retrospectiva 2012] – How many a year has passed and gone

2012 foi um ano com ótimas novidades dylanescas. Já em janeiro tivemos uma aparição na TV, durante o Critics’ Choice Awards, com Bob tocando uma ótima versão de “Blind Willie McTell” em homenagem ao diretor Martin Scorcese.

O início da turnê anual, que teve um total de 86 shows, foi no Brasil. Dylan fez seis shows em cinco capitais. Daqui foi para outros países da América do Sul e depois viajou o resto do mundo. Na Europa, passou a levar um piano de calda que o acompanhou até o final da turnê.

O ano também foi de comemorações: 50 anos do disco de estreia de Dylan, aniversário de 71 anos do cantor, centenário de um de seus maiores ídolos, Woody Guthrie, e condecoração cívica máxima dada pelo presidente Obama. Infelizmente tivemos uma perda sentida e expressada por Bob: a morte de Levon Helm, baterista do The Band.

Os boatos que começaram em março se consolidaram em setembro, com o lançamento de Tempest. O disco foi lançado no dia 11 e como divulgação Bob deu uma histórica entrevista para Mikal Gilmore na edição da Rolling Stone americana, quando disse, entre outras coisas, de sua “transfiguração”.

O brasileiro Leandro Senna aproveitou o mês de lançamento do 35º álbum de estúdio de Dylan para mostrar sua caligrafia dylanesca. No mês seguinte, enquanto Bob excursionava pelos EUA, seu filho Jakob representava a família Dylan no tributo “Love for Helm”.

Na reta final do ano, Bob Dylan lançou uma versão inédita de “Meet Me In The Morning” (um possível aperitivo para um futuro Bootleg Series) e ainda participou de uma ação beneficente no skatista Tony Hawk, batendo recorde no valor do shape com seu manuscrito.

Gostou deste ano dylanesco? E o que será que 2013 guarda para nós? (Já sabemos que haverá turnê e um novo guitarrista).

Abaixo, um dos momentos históricos da passagem no Brasil, com Dylan deixando a platéia cantar o refrão de “Like a Rolling Stone”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WWRcYo_gRSw]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *