Jeff Bridges é um ator americano que tem no currículo filmes de ótima bilheteria, como Tron, Iron Man e Seabiscuit. Em 2009, ganhou o Oscar de melhor ator por Crazy Heart, em que interpreta um cantor de country em decadência. Jeff não só interpretou o papel, como cantou na trilha sonora oficial.

Contudo, apesar da carreira de sucesso, seu papel mais lendário foi como Jeff Lebowski, ou The Dude, no filme Big Lebowski. O longa, dirigido pelos irmãos Coen, não obteve um lucro maciço, mas ganhou o rótulo de cult com o passar do tempo. Além de uma religião criada a partir do personagem de Bridges, o Dudeísmo, existe até um festival, o Lebowski Fest, em que o próprio Bridges é figura frequente.

O que tudo isso tem a ver com Bob Dylan? Abaixo, a introdução de Big Lebowski:

Imagem de Amostra do You Tube

The Man in Me é uma canção do álbum New Morning, de 1970. Em um momento de completa satisfação pessoal, ausente do mainstream por opção, Bob Dylan se afastou dos holofotes e curtia o convívio familiar desde 1966, quando sofreu o famoso acidente de moto que cancelou sua desgastante turnê mundial.

Assim, The Man in Me pode ser interpretada como uma grande, porém meio cafona, declaração de amor para sua então esposa, Sara Lowndes. Bob descreve toda a influência de sua mulher no despertar do “homem dentro de mim”. Como disse Hinton, o vocal expressivo abrange desde o orgulho masculino até sua vulnerabilidade.

Voltemos para o Big Lebowski. Há alguns anos atrás, em uma das Lebowski Fests, Jeff Bridges cantou a música de Dylan em alto e bom som. E provavelmente com algumas doses de White Russian

Imagem de Amostra do You Tube

Recentemente, Bridges – que lançou há pouco tempo um álbum country – cantou a mesma música em uma sessão para a revista Rolling Stone. A versão atual é bem mais hillbilly e “madura” do que a entoada no vídeo acima. Jeff apresenta a música como sendo do seu compositor favorito e provavelmente a preferência de 90% das pessoas presentes. Confira:

Imagem de Amostra do You Tube

Vale lembrar que Jeff Bridges já trabalhou com Bob Dylan. Os dois atuaram, em 2003, no filme Masked and Anonymous, co-escrito por Sergei Petrov (não conhece? é um dos heterônimos de Dylan).

 

2 Responses to The Dude e seu “Man in Me”

  1. Mariana disse:

    Bem, a canção é mesmo linda… descobri-a há pouco tempo, e não sabia dessa versão/história/filme do Jeff Bridges.

    O Dylan é tão múltiplo que às vezes é difícil saber qual é o personagem em cena :)

    Ótimo post. Obrigada pela indicação.

  2. pedroluts disse:

    Mariana,

    É por isso q I’m Not There, filme baseado na vida e obra de Dylan, “precisou” de 6 atores para interpretar o multifacetado Bob.

    Obrigado pelo elogio!

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Google+

Warning: file_get_contents() [function.file-get-contents]: URL file-access is disabled in the server configuration in /home/storage/d/bd/14/dylanesco/public_html/wp-content/plugins/wp-selected-text-sharer/wp-selected-text-sharer.php on line 116

Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fdylanesco.com%2Fthe-dude-e-seu-%25E2%2580%259Cman-in-me%25E2%2580%259D%2F&login=o_3plq03sjtd&apiKey=R_6462baec3da1057b30883364f56bded2&format=json) [function.file-get-contents]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/d/bd/14/dylanesco/public_html/wp-content/plugins/wp-selected-text-sharer/wp-selected-text-sharer.php on line 116