Bob Dylan na revista Cult

A edição de agosto (#160) da revista Cult vem com um “dossiê” com três artistas que recentemente receberam novas biografias: David Bowie, Bob Dylan e o grupo Queen.

A biografia de Bob Dylan abordada pela revista não é a de Robert Shelton. Trata-se do compilado Writings 1968-2010, feito pelo jornalista Greil Marcus, que foi entrevistado pela revista. O livro não foi lançado no Brasil.

Greil Marcus foi um dos primeiros editores da Rolling Stone e além deste também escreveu outros dois livros sobre Dylan. The old, weird America – inicialmente chamada The Invisible Man – fala sobre as gravações ocorridas no final da década de 60 com Bob e The Band. Os registros foram feitos na região de Woodstock, local escolhido por Bob para se recuperar do acidente de moto sofrido em 1966. O outro é Like a Rolling Stone – Bob Dylan na encruzilhada, que como o título diz fala especificamente sobre a canção de Dylan e o baque após seu lançamento.

Além da entrevista com Greil, há outras menções de Dylan na edição:

  • Marcia Tiburi escreve em sua coluna sobre os 70 anos de Bob Dylan;
  • Roberto Muggiati comenta a relação de Dylan e Bowie com o cinema;
  • Noemi Jaffe analisa a letra de This is not America, de Bowie, e The Lonesome Death of Hattie Carroll, de Dylan;
  • Marília Kodic, em sua entrevista com Paul Trynka, biógrafo de Bowie, pergunta ao autor sobre a referência dylanesca na obra do artista inglês;
  • Pedro Alexandre Sanches mostra a importância e influência de Dylan e Bowie na música brasileira.

A entrevista com Greil Marcus e o texto de Marcia Tiburi estão disponíveis no site da Cult, mas sugiro a compra da revista pela sua qualidade e pelos outros textos, que também são interessantes. Ela custa R$10,90.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *