Dylan nos 100 maiores artistas de todos os tempos

Bob Dylan já encabeçou a lista das 500 maiores músicas e teve uma grande influência na lista das 100 melhores canções dos Beatles. Agora, o cantor também participa da recente edição especial da Rolling Stone Brasil, dessa vez com “Os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”.

A revista reuniu 55 músicos, jonalistas e executivos do mundo da música para montar a lista dos 100 maiores artistas da música pop. Com um resultado tão eclético quanto óbvio, cada artista selecionado recebeu um texto de famosos como Keith Richards, Flea, Elvis Costello e tantos outros.

O júri

Entre os 55 jurados, alguns tiveram uma relação direta com Bob Dylan. Conheça alguns:

Jackson Browne – músico e compositor, possui um estúdio onde Dylan passou no começo do ano para gravar mais um álbum de inéditas.

Dr. John – além de participar de “The Last Waltz”, seu maior hit “Right Place Wrong Time” teve como faísa inicial uma frase dada por Dylan a ele: “I’m on the right trip, but I’m in the wrong car”.

Bill Flanagan – vice-presidente e diretor editorial da MTV Networks, em 2009 fez uma entrevista exclusiva com Dylan sobre o disco “Together Through Life”.

David Geffen – fundou a Asylum Records (e posteriormente a Geffen). Foi o único a convencer Dylan a sair da Columbia (por um curto período). Bob lançou pela Asylum os álbuns “Planet Waves” e “Before the Flood”.

Mikal Gilmore – jornalista, escreveu o livro “Ponto Final”, com uma série de perfis de personalidades relevantes para os anos 60 (incluindo Bob Dylan, obviamente).

Robert Hilburn – crítico de música do Los Angeles Times, acompanhou Dylan em alguns shows – como no sua primeira apresentação em Israel.

Greil Marcus – primeiro editor de resenhas de discos da Rolling Stone, já lançou uma compilação de textos sobre Dylan e um livro sobre “Like a Rolling Stone” além do importante “The Old, Weird America” (sobre a gravação do “Basement Tapes”).

Jerry Wexler – co-produziu junto de Dylan o disco de estréia de Barry Goldberg, além de ter produzido dois álbuns de Bob: “Slow Train Coming” e “Saved”.

O resultado

Bob Dylan conquistou a medalha de prata, perdendo apenas para Os Beatles. Parceiro de Dylan em shows e em alguns discos, o guitarrista Robbie Robertson foi o responsável por escrever sobre o cantor.

Em seu texto, Robertson exalta a interpretação de Dylan, a rapidez nas composições, sua necessidade intuitiva pelo improviso e como Bob deve ser considerado uma referência para qualquer compositor.

O Top 10

Confira o Top 10 dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”:

  1. The Beatles
  2. Bob Dylan
  3. Elvis Presley
  4. Rolling Stones
  5. Chuck Berry
  6. Jimi Hendrix
  7. James Brown
  8. Little Richard
  9. Aretha Franklin
  10. Ray Charles

A edição pode ser encontrada nas bancas, tem 122 páginas e custa R$19,90.

21 thoughts on “Dylan nos 100 maiores artistas de todos os tempos

    1. Para mim elvis presley era pra tá no em primeiro lugar ele mudou a musica,tanto que e conhecido como rei do rock and rolo

  1. Questão de ponto de vista. Como artista individual Dylan está em primeiro lugar. Aqueles rapazes em primeiro lugar eram 4 ou 5 se não me engano. Tinha o Paul, o Brian, etc..

    1. Se você não sabe sobre o assunto não comente.Os Beatels são 4. Isso mesmo são.Provavelmemte o Brian a que se refere seja o Brian Jones.E
      le era dos Rolling Stones

  2. apenas esqueceram do cara q apenas e mais famoso vendeu mais discos e e melhor no palco do que todos esses ai
    Michael Jackson

      1. Diogo, não consigo ver o repertório do Michael abaixo do dos Beatles que tinham músicas como “I wanna hold your hand” e Presley que nem sequer compunha, e o Michael é inegávelmente o maior entreteiner que já houve, ele revolucionou nós vídeos clipes e abriu o caminho para que artistas negros ganhassem espaço na divulgação, além ainda dos já falados números estratosféricos em vendas. Por tudo isso ele tinha que por obrigação está nesse top10

  3. Michael Jackson encanta até hj as crianças q o escutam, angariou fãs desde que surgiu antes de 1980, e nessa década tomou conta do mundo de forma que ninguém mais tinha espaço, e a mídia não era nem a metade poderosa que é hj. E os outros citados, quem lembra e canta?

  4. Vamos ser justos. Os Beatles eram 2 e meio, e não 4, como foi dito.

    Ringo era apenas o baterista, assim como Dylan tinha um baterista pra si (e não vejo ninguém dizendo que, por isso, ele era parte de uma dupla).

    O George era sensacional, mas compôs com os Beatles pouco mais de 20 músicas, se não me engano.

    Eu pessoalmente colocaria Elvis em segundo e daria a medalha de bronze para o Dylan, não porque curto mais, mas porque acredito que o Elvis foi um pouquinho mais importante e impactante.

    Mas o Top 3 tá muito bom. Diria até que o Top 10 está muito acurado.

  5. cadê o maior artista de todos os tempos, que revolucionou a musica, videos clips, com a dança, a perfeição. vocês citaram todos os genericos, só esqueceram o rei de tudo, o Michael Jackson.
    SIM, ele é muito melhor do que todos estes aí escrito, só pelos numeros, creio que não preciso dizer mais nada.
    2020

  6. Concordo plenamente esqueceram desse lenda da música (para os q crítica um recadinho) é nn tô falando isso pq ele é meu ídolo , é ss pq ele é muito top e muito foda queira vcs ou nn, e sempre será meu eterno rei do pop e nn adiantar vim crítica nn pq se vivo ele conseguiu aguentar os tablóides pq agora nn mais.
    Então simplesmente pra quem nn sabe valoriza o serviço dura e trabalho do outros e melhor ficar calado do q atrapalhar oq as pessoas conseguiu com tanto esforço e que qualquer um pd confirmar tudo q ele fez aq na internet pense bem nisso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *