From Another World, um tributo pluricultural

From Another World - A Tribute to Bob Dylan

Será lançado no dia 11 de fevereiro mais um tributo a Bob Dylan. Este contudo, parece ser um dos mais originais já feitos. “From Another World”, como o próprio nome indica, reuniu músicos do mundo todo para interpretar canções de Dylan cada um a sua maneira cultural.

Ao todo são 13 faixas com artistas dos mais variados países – Cuba, Macedônia, Índia e Egito, apenas para citar alguns.

Ouça trecho das músicas:

Por trás do projeto está Alain Weber, que precisou de 10 anos para conseguir compilar todo o material. Weber explicou ao BWWMusicWorld os critérios para a escolha dos participantes e dá alguns detalhes do processo:

“Eu queria pessoas que fossem parecidas com Dylan. Pessoas com o mesmo espírito, poetas em sua própria cultura. Alguns conheciam a música de Bob, outros não. Nós traduzimos as letras. Era vital que eles conseguissem se identificar com as palavras, para sentir as imagens e significados.”

Em algumas faixas, a música se difere muito da fonte de inspiração, como é o caso do Aboriginal people Yolingu of Yalakun, que Weber comenta:

“Alguns artistas conseguiam reproduzir a melodia, outros achavam muito distante do que eles conhecem, então eles acabaram fazendo do sei próprio jeito. É o que aconteceu com o Aboriginal people Yolingu of Yalakun e a ‘Father of Night’. É difícil ouvir a música de Dylan nela, mas existe. É como eles a ouviram”.

Ouça a versão de Aboriginal people Yolingu of Yalakun para “Father of Night”:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=QjYIznMJhas]

Weber parece satisfeito com o resultado: “E é como que queria, ter o espírito das canções. Eu queria ouvir os próprios artistas nas músicas. Fazer apenas covers seria artificial”. E finaliza: “Eu sei que Dylan recebeu uma cópia. Quando sua turnê voltar e ele começar a tocar ‘Corrina, Corrinn’ com uma rabeca romena cigana, você saberá que ele aprovou”.

Abaixo, “Mr. Tambourine Man” na visão de Purna Das Baul & Bapi Das Baul:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=PQaVBbP1Wag]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *