Danny Clinch é um fotógrafo americano com um currículo extenso e de qualidade. No início de sua carreria, foi estagiário da renomada Annie Leibovitz e desde então conseguiu capturar com suas lentes personalidades como: Jay Z, Radiohead, Johnny Cash, Bruce Springsteen e, é claro, Bob Dylan.
Em uma galeria recente da Rolling Stones, Danny contou os bastidores de algumas fotos, incluindo a que tirou de Bob Dylan em 1999.
Segue seu relato:
“Eu tive a chance de fotografar Bob Dylan em 1999. Foi um sonho realizado. Eu nem imaginava que ele fosse aparecer, eu apenas não acreditei. Eu estava realmente preparado e reservei este lugar chamado Ambassador Hotel, em Los Angeles. Não só é o local onde o Rat Pack [grupo formado por por Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr. e outros] tocava frequentemente na sala Coconut Grove, como Robert Jennedt foi assassinado na cozinha de lá. Foi bem legal porque há muitos estilos diferentes e cenários. Eu pensei, ‘Se eu tenho Bob Dylan, eu quero fazer o melhor disso’.
Não imaginei que ele fosse ficar tão intrigado com toda a história que ocorrera lá. Nós andamos pelo hotel e tivemos uma aula de história com o rapaz que era nosso guia. Dylan estava completamente imerso, então ele ficou por lá durante um bom tempo.
No caminho para a sessão, eu recebo uma ligação do seu assessor que diz: “Bob quer saber se você é familiar com Little Walter’. Eu disse: “Sim, eu sou um grande fã de Little Walter. Eu mesmo toco um gaita’. Ele disse: ‘Existe uma famosa foto dele em um de seus álbuns em que ele está segurando uma gaita e é uma iluminação no estilo de Hollywood’. Eu digo: Sim, eu sei exatamente o que você está falando. Na verdade, eu tenho o CD aqui no local’. Ele então foi: ‘Oh, ótimo!’. Eles apareceram e Bob ficou louco ao ver que eu sabia o quê ele estava querendo. Enquanto eu esperava eles chegarem, eu montei esta iluminação antiga, no estilo de Hollywood. Ele pegou sua antiga gaita cromática, que era muito bonita. Eu então comecei a fotografar naquele estilo.
Eles têm usado esta foto em todos os pôsteres de todos os shows de Dylan. Esta foto foi reproduzida, tipo, um milhão de vezes. Desde 1999, eles têm usado outras de vez em quando, mas este foi o clique que eu me orgulho muito. A partir desta sessão de fotos eu tive fotos em Love and Theft e em alguns singles. Se você quer falar de uma honra de ter sua foto em algum lugar, é tê-la em um disco do Bob Dylan”.
Abaixo, segue a possível foto de referência que Bob solicitou a Danny.