Lançamento: O Guia do Bob Dylan

Depois de uma biografia robusta e de uma discografia comentada, um guia sobre Bob Dylan fecha os lançamentos em português no ano do septuagésimo aniversário do cantor. Publicado pela editora Aleph, o Guia do Bob Dylan é uma tradução da série Rough Guides, lançada pela Penguin e Rough Guides nos EUA, Canadá e Inglaterra.

Escrito pelo jornalista britânico Nigel Williamson – que também escreveu outros guias, além de um livro sobre as músicas de Neil Young – o Guia pode parecer pequeno (304 páginas), mas é riquíssimo no conteúdo.

No formato de almanaque, o livro contem, além de uma biografia com bons detalhes, curiosidades interessantes, como as 50 músicas essenciais, a discografia completa e informações sobre covers, filmes, livros e sites que auxiliam na busca por informações dylanescas.

+Leia o primeiro capítulo do livro (pdf).

Um ponto bem interessante é que esta edição brasileira foi atualizada em relação a original, de 2006. Neste meio tempo Dylan lançou dois álbuns de inéditas (Modern Times e Together Through Life), dois álbuns da Bootlegs Series (Tell Tale Signs e The Witmark Demos), além do natalino Christmas In The Heart.

O livro é voltado tanto para quem é fã quanto para quem é admirador e quer ter um livro de consulta rápida.

Acho interessante este aumento de publicações nacionais sobre Bob Dylan. No exterior, são infinitas as quantidades de livros (e sites) sobre o artista ou até mesmo sobre fases específicas de Dylan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *