Happy Birthday, Dear Charlie

Charlies Sexton (2013)

Ontem, 11 de agosto, foi o aniversário de 45 anos de Charlie Sexton. Não se sabe exatamente se ele ainda é guitarrista do Bob Dylan (apesar de ter sido substituído por Duke Robillard no começo do ano – período em que tocou com Jakob – , a partir de julho ele passou a substituir Duke alternando com o músico Colin Linden).

Ao ler seu verbete na enciclopédia de Michel Gray, é possível ter uma noção de seu talento. Assim como seu irmão Will, tornou-se guitarrista prodígio desde muito jovem. Fez amizade com Stevie Ray Vaughan e seu irmão Jimmy; lançou seu primeiro disco aos 16 (Pictures for Pleasures, de 1985); fez uma turnê com David Bowie em 1987, entrou na banda Arc Angels no começo dos anos 1990 e fundou o Charlie Sexton Sextet em 1995. Além de tudo isso, produziu e escreveu músicas para inúmeros filmes.

Bob & Charlie

Tony, Charlie & Bob

A história da parceria entre Bob Dylan e Charlie Sexton começou nos anos 1980. Segundo o “Who’s Who” do Expecting Rain, Charlie participou de algumas demos em 1983. Em 1996, Charlie subiu ao palco como convidado em um show de Bob em Austin, Texas – cidade em que Sexton foi criado.

Segundo Gray, nas entrevistas que Bob Dylan fez para divulgar seu box Biograph, Bob afirmou: “Eu gostaria de ver Charlie Sexton se tornar uma grande estrela, mas a máquina toda deveria quebrar neste exato momento antes disso acontecer”.

Ele possui três passagens na banda de Dylan, computando mais que 500 apresentações:

  • Entre 5 de junho de 1999 a 22 de novembro 2002, quando substituiu Bucky Baxter;
  • Entre 5 de outubro de 2009 e 21 de novembro de 2012, quando substituiu Danny Freeman;
  • A partir de 2 de julho de 2013, quando entrou no lugar de Duke Robillard.

Charlie também participou de algumas gravações com Dylan:

Um dos diferenciais de Charlie Sexton na banda de Bob era sua interação com o chefe. Era comum vê-lo chegar próximo do teclado de Dylan e iniciar uma espécie de duelo. Em outros momentos, Charlie brincava com Bob no palco:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PeVBioYfcrw]

Além da diversão que é assistí-lo, Charlie é um guitarrista muito talentoso, criando belas ambiências nas canções de Dylan.

Happy Birthday, Dear Charlie

Em 2010, no show em Billings, Montana, Bob Dylan surpreendeu a todos no bis. Após Tony Garnier cochichar no seu ouvido, Bob anunciou que aquela noite era aniversário de Charlie Sexton. O público foi a loucura enquanto Charlie se envergonhava no palco.

Bob então pediu para que todos cantassem duas vezes um “Happy Birthday” ao guitarrista:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9mluWBmo58A]
(o vídeo, que infelizmente está com a data errada, foi dica do Pedro Queiroz lá no Facebook).

One thought on “Happy Birthday, Dear Charlie

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *